TRADUÇÃO - TRANSLATION

terça-feira, 19 de junho de 2007

CONCEITO DE ANARQUIA


No senso comum, Anarquia é sinônimo de caos, bagunça, desordem. Essa idéia de baderna está bem distante do sentido original da palavra. Anarquia vem do grego Anarkos (an=não, arkos=poder) ou Acracia (a=sem, cracia=governo), quer dizer sem governo, sem autoridade, sem hierarquias - logo sem Estado.



Negando qualquer princípio de autoridade - poder - os anarquistas lutam pela formação de sociedades livres baseadas na solidariedade e voltadas para que cada ser humano realize suas potencialidades, sem que para isso precise explorar os outros. Buscando uma vida em equilíbrio com o ambiente e a formação de sociedades autogestionárias, baseadas na socialização dos bens materiais e intelectuais.


As vertentes do Anarquismo: socialistas libertários; comunistas libertários; libertários; autonomistas trabalham para "revolucionar o cotidiano e cotidianizar a revolução" em uma

contínua busca pela Revolução Social. A militância dos indivíduos e grupos dispostos a transformar a si mesmos e as relações sociais está voltada para libertar o ser humano das diversas formas de autoritarismo e opressão (Estado, partidos, família, escolas, instituições, polícias, exércitos, capitalismo, igreja - não confundir com religiosidade - , etc). E simultaneamente, enfrentar as dificuldades permanentes na construção de uma sociedade igualitária, formada por indivíduos livres e fruto de um processo polifônico - onde interagem criativamente: prazer e dor, alegria e tristeza, vida e morte! (GRUPO SEMENTE LIBERTÁRIA / Informativo LIBERA... AMORE MIO - n. 29 - 1993 / Zine O TREM DAS 7 - n. 30 - 1995).


Nenhum comentário: